quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PATRONO DA AEL

PATRONO
A primeira AEL de Apodi recebeu como patrono maior o cordelista Antônio Francisco. A escolha deste poeta pode até ter causado estranheza a alguns que não conhecem o Antônio e seu tão rico e belo trabalho. Além de um dos maiores cordelistas do Brasil, ele é também um grande compositor e já vem até sendo chamado de o “novo Patativa do Assaré”, devido à qualidade de seus versos. Como um dos maiores objetivos da nossa AEL é valorizar a cultura potiguar, torna-se mais do que justa a escolha desse importante poeta norte-rio-grandense, pois se há algo que encanta é a poesia do cordelista Antonio Francisco. Mesmo para quem não gosta de poesia, seus versos são encantadores.Outros talvez questionem o fato de não ter sido um escritor apodiense o homenageado. Vale no entanto esclarecer que vários escritores apodienses foram, sim, homenageados por nossa academia, dando nome a boa parte das 16 cadeiras literárias (ver quadro acima) e muitas cadeiras certamente ainda serão criadas em homenagem aos talentos literários apodienses e potiguares. É importante frisar ainda que a escolha dos patronos da AEL é feita pelos próprios acadêmicos e assim ocorreu com o nome do Antônio Francisco. O motivo da escolha ficou bem claro para quem esteve, ontem, na Casa de Cultura de Apodi, e pôde ver o poeta rodeado pelas acadêmicas que, encantadas, ouviam-no contar suas aventuras e declamar seus tão belos versos evidenciando a empatia, o carinho e a paixão mútua que já existe entre o patrono e as meninas.
LAMENTÁVEL
Lamento tão somente que as autoridades maiores da educação e cultura de nosso município não tenha comparecido ao evento. Não consigo entender que pessoas que se dizem intelectuais e/ou representantes do povo não apareçam, nem enviem representantes ou sequer se justifiquem a tempo por sua ausência, ao serem convidadas para um evento em que se apresenta a sociedade alternativas de se construir um mundo melhor e mais humano, afinal como diz nosso lema: "A cultura forma sábios; a educação, homens."Mas como bem disse nosso patrono Antônio Francisco, quem perdeu foram eles que deixaram de ver tão lindas representações literárias, tão belas apresentações, tão emocionantes momentos que, como afirma em seu blog o João Moacir, escreveram o nome de Apodi mais uma vez na história, desta vez por ser a primeira cidade do Nordeste a ter uma academia desse tipo e a única no país fora do estado de São Paulo. Mas a ausência dessas autoridades não conseguiu ofuscar o brilho dessa estrela que na noite de 04 de dezembro de 2008 reluziu nos céus de Apodi.
AGRADECIMENTO
Quero aqui registrar meus agradecimentos às autoridades presentes na solenidade:o poeta Antônio Francisco;o grande Caio Cezar Muniz, patrono da Cadeira 16 da AEL;o coordenador da Regional do SINTE, Pedro Filho;o Diretor da Escola Gerson Lopes, Prof. Genildo Carlos;o Diretor da Rádio Cidade FM, Fábio Soares,os representantes da Fundação Municipal da Juventude, Ilderlon Lins e Ravardierisson;a representante da União da Juventude Socialista, Célia Fernandes;o Clube de Desbravadores Maranata;os Grupos de Escoteiros de Apodi;Quero também agradecer a presença dos pais, familiares e amigos das acadêmicas e ainda dos colegas professores, sem os quais este importante momento não teria sido possível.De forma especial quero registrar minha gratidão aos companheiros que desde o começo estiveram comigo, construindo os alicerces deste importante projeto. São eles:A Profª Sueli Gonçalves, grande incentivadora e co-responsável pela criação da nossa AEL;A Mírian Wartushi, poetisa, compositora do nosso hino;O Prof. Clauder Arcanjo, nosso presidente de honra;A Profª Joelina Adriana, 1ª Secretária da AEL;A Profª Magda Silveira, Secretária da AEL;O Escritor e Jornalista Jotta Paiva, vice-presidente desta academia;O Jovem estudante Victor Lima, Diretor Social da AEL;O dedicado Prof. Genildo Souza, nosso Diretor Cultural;Não posso esquecer-me do importante apoio da Prefeitura Municipal de Apodi, da Empresa de Refrigerantes Forró e da Regional do SINTE-RN que proporcionaram a realização do importante evento na noite de ontem. E por último, mas não menos importante, agradeço aos amigos Roberto Fernandes e Júnior Costa que ajudaram de forma incondicional na produção do cerimonial ontem realizado.A todos a nossa gratidão e o desejo de que esta parceria continue para que possamos fazer desta sociedade acadêmica, não apenas mais uma agremiação literária, mas um espaço importante de construção de leitores, escritores e, principalmente, de cidadãos.
QUEM SOMOS
Um grupo de jovens estudantes interessados no estudo de Literatura e na prática de leitura. Segue, com as adaptações necessárias, o modelo de uma autêntica Academia de Letras, ou seja, os estudantes escolhem patronos e ocupam cadeiras literárias. O corpo acadêmico da AEL é formado por 17 estudantes da Escola Municipal Profª. Lourdes Mota. Os trabalhos acadêmicos são coordenados pela Profª Rokatia Kleania e pelo Vice-Presidente da AAPOL, Jotta Paiva.
O QUE É?
Trata-se de um grupo de jovens estudantes interessados no estudo de Literatura e na prática de leitura.
A Academia Estudantil de Letras (AEL) segue, com as adaptações necessárias, o modelo de uma autêntica Academia de Letras, ou seja, os estudantes escolhem patronos e ocupam cadeiras literárias.
Esses estudantes, além de realizarem estudos literários, participarão de reuniões acadêmicas e passeios culturais; organizarão e realizarão saraus, concursos literários, e apresentarão seminários sobre os seus autores; “imortalizarão” os seus patronos, na medida em que, ao saírem da escola ao final do curso, ou por outro motivo ao longo do processo, são substituídos pelos suplentes que, a partir do momento em que decidem sê-lo, já passam a freqüentar a Academia e a acompanhar os titulares nos estudos literários, para posteriormente assumirem a cadeira pretendida.QUEM PODE PARTICIPAR DA AEL?
Inicialmente participarão do corpo acadêmico da AEL 20 estudantes do Ensino Fundamental maior (6º ao 9º Ano) da Escola Municipal Profª Lourdes Mota. No entanto é nosso objetivo futuramente ampliar o grupo e abrir a participação para outros alunos, inclusive, quiçá, de outras escolas.

OS ACADÊMICOS
Os estudantes que compõem a academia são chamados de acadêmicos. Inicialmente, a Academia Estudantil de Letras Poeta Antonio Francisco será constituída por 20 (vinte) acadêmicos, que, em ato solene de posse, ocuparão 20 (vinte) cadeiras literárias, representando nomes importantes da Literatura Potiguar, autores clássicos e atuais, incluindo a literatura popular, com representatividade proporcional, em relação à poesia e à prosa.
NOSSO LEMA:
"A cultura forma sábios; a educação, homens."
Estudar nunca é demais. E quando se trata de literatura, essa atividade é ainda mais envolvente, pois a escrita, a linguagem e o joguete de palavras inebriam qualquer pessoa que se propõe a aprofundar conhecimentos. É com o objetivo de estimular a leitura, bem como o aprimoramento dos estudos literários, que os estudantes da Escola Municipal Professora Lourdes Mota, da cidade de Apodi, formaram um grupo de discussão em maio deste ano.
Hoje, esse grupo está sendo oficializado com a criação da Academia Estudantil de Letras Poeta Antônio Francisco (AEL). De acordo com a presidenta Rokátia Kleania, a AEL foi formada através de uma parceria da escola com a Academia Apodiense de Letras.
A Academia Estudantil de Letras segue os moldes de uma autêntica Academia de Letras: os estudantes escolhem patronos e ocupam cadeiras literárias; realizam estudos e participam das reuniões acadêmicas; organizam e apresentam seminários sobre os seus autores; "imortalizam" os seus patronos, na medida em que, ao saírem da escola no final do curso, ou por outro motivo ao longo do processo, são substituídos pelos suplentes, que a partir do momento em que decidem sê-lo já passam a freqüentar a Academia e a acompanhar os titulares nos estudos literários para, posteriormente, assumirem a cadeira pretendida.
Rokátia Kleania conta que a idéia surgiu quando, acessando a Internet, encontrou a AEL Padre Antônio Vieira, da cidade de São Paulo. "Eu entrei em contato com a professora Sueli Gonçalves e ela me repassou informações. A partir disso, eu tomei a iniciativa de criar um grupo de estudantes, e desde maio deste ano, estamos fazendo reuniões uma vez por semana."
Dentre os objetivos da AEL estão desenvolver o gosto pela leitura nos alunos que já possuem vocação literária e despertar naqueles que não a possuem o desejo de adquirir essa competência, promovendo a inclusão social na aquisição da linguagem e da leitura do mundo, propiciando a elevação da auto-estima como fator preponderante na obtenção de outras habilidades.
Além de conhecer e valorizar a cultura e a literatura potiguar, os alunos estão preenchendo de maneira salutar o tempo ocioso, evitando que se perca em divagações errôneas.
Segundo Rokátia, a AEL já está com atividades planejadas para o próximo ano, como visitas a museus, exposições de arte, saraus, cinemas, teatros, feiras de livro, entre outras, dentro e fora da cidade. Em janeiro, o escritor Clauder Arcanjo fará uma palestra para o grupo. "Queremos também incluir outras artes, como a promoção de oficinas de teatro. Na verdade, pretendemos mexer com a garotada para abrir o leque para ter mais contato com a cultura", afirma.
Inicialmente, a AEL será constituída por 16 acadêmicos, que, em ato solene de posse, ocuparão 16 cadeiras literárias, representando nomes importantes da literatura potiguar, autores clássicos e atuais, incluindo a literatura popular, com representatividade proporcional, em relação à poesia e à prosa.
PATRONO
A escolha do poeta Antônio Francisco Teixeira de Melo para ser patrono maior da AEL se deu pelo fato de esse poeta mossoroense ser um dos principais expoentes da literatura popular do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 17 BLOGS E 1483LINKS. A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA INTERNET, CRIADO PELO STPM JOTA MARIA NO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2008

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE